Relação de consumo entre Bancos e seus clientes
De acordo com entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justiça, aplica-se o Código de Defesa do Consumidor nas relações entre instituições financeiras e clientes. Ou seja, os bancos são considerados fornecedores de serviços.
E quando pensamos nas nossas melhores experiências como consumidores, geralmente nenhuma delas foi uma experiência com banco. Aliás, na realidade, a maioria dos brasileiros tem ou já teve algum problema com bancos.
É importante entendermos que nem sempre a aplicação do CDC nas relações das instituições financeiras será feita de forma generalizada a todos serviços oferecidos pela instituição. É preciso que a relação de consumo esteja bem estabelecida para que seja configurada a responsabilidade objetiva do banco e ele repare os danos causados aos consumidores.
Existem muitas situações em que o consumidor tem seus direitos violados pelas instituições financeiras, cabendo e ele ingressar com uma ação judicial contra o banco para que haja a reparação de danos. Por isso, se você está enfrentando problemas com bancos, a primeira coisa a fazer é consultar um advogado especializado em direitos do consumidor.
Esse profissional tem o conhecimento e a experiência para analisar seu caso e recomendar se vale a pena abrir uma ação contra banco ou até mesmo buscar outra alternativa para defender seus direitos, como um acordo extrajudicial.
Mas você sabe quais os principais problemas com bancos que dão motivo para mover uma ação judicial? Vamos conferir:
1. Envio do cartão pelos bancos
Uma prática muito recorrente feita pelos bancos é o envio de cartão de crédito sem prévia solicitação. Essa prática visa captar o consumidor para que ele contrate o banco.
O Superior Tribunal de Justiça já reconheceu a aplicação do Código de Defesa do consumidor nesta situação e afirmou o cabimento de uma indenização pelo envio, conforme prevê a súmula 532 do STJ.
Entretanto, caso você tenha interesse em utilizar o cartão, entre em contato com a agência e se informe sobre as cobranças de taxa e juros para evitar problemas futuros. No momento em que estiver utilizando o cartão, você dificilmente conseguirá a indenização pelo recebimento do mesmo.
Caso não saiba como proceder diante dessa situação ou se tiver algum problema decorrente do recebimento do cartão, entre em contato com um advogado especialista para ser orientado.
2. Abusividade na hora de contratar o banco
Via de regra, o modelo contratual mais adotado nos bancos são os contratos de adesão, em que direitos e deveres são estabelecidos pela instituição financeira, cabendo ao aderente apenas a sua assinatura. Sendo assim, a manifestação de vontade por parte do cliente será limitada.
Sobre esses contratos, o CDC dispõe em seu art. 54:
§ 3 Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, cujo tamanho da fonte não será inferior ao corpo doze, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.
§ 4° As cláusulas que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão.